Connect with us

O que procura?

Atualidade

Doentes com COVID-19 têm falta de oxigénio no sangue

O estudo realizado na Universidade de Sevilha, Espanha, descobre que um dos fatores que provoca a hipoxemia silenciosa é a infeção do corpor carotídeo, quimirrecetor localizado perto da artéria carótida comum. Os doentes afetados apresentam pneumonia severa e uma redução significativa dos índices de oxigénio na corrente sanguínea. No entanto, ao contrário do expectável por serem sintomas frequentes associados à hipoxemia, estes doentes não sofrem de dispneia.

A hipoxemia silenciosa é uma condição grave que afeta parte dos indivíduos infetados com o novo coronavírus. “Nessas condições, os pacientes com pneumonia por COVID-19 podem descompensar e, como consequência, sofrer uma rápida deterioração do seu estado clínico que pode levar à morte”, explicam os investigadores do estudo.

Esta descoberta advém do facto dos especialistas terem registado a presença elevada da enzima ECA2, proteína que o SARS-CoV-2 utiliza para infectar as células humanas, no corpo carotídeo.

Adicionalmente, os investigadores creem que o novo coronavírus infeta o corpo carotídeo nos estágios iniciais da doença, modificando a sua habilidade de identificar as quantidades de oxigénio sanguíneo.

Estão atualmente a ser realizadas outras pesquisas, e se a teoria for confirmada, justificará o uso de ativadores do corpo carotídeo, independentes do mecanismo sensor de oxigénio, como estimulantes respiratórios em doentes com COVID-19.

“A nossa proposta pode ser testada em autópsias de tecido de corpo carotídeo de pacientes com COVID-19 e por trabalho experimental usando modelos humanizados de camundongos transgénicos com ECA2”, disseram os académicos.

“Além disso, se nossa hipótese estiver correta, será necessário estudar se o dano produzido pela infeção por SARS-CoV-2 no tecido quimiossensível é transitório e em que medida altera o potencial regenerativo das células-tronco do corpo carotídeo”, concluíram.

Fonte: Notícias ao Minuto

Mais Lidas

Notícias relacionadas

Entrevistas

Monitorização digital à distância através de uma pulseira, esclarecimento e apoio à distância na utilização de ventiladores e partilha de formações rápidas em COVID-19....

Entrevistas

A crise pandémica que o país atravessa surtiu consequências diretas nos cuidados de saúde, uma vez que estes foram obrigados a mudar as suas...

Investigação

Leung N et al. publicaram na Nature Medicine que os aerossóis são um modo potencial de transmissão de coronavírus e que as máscaras cirúrgicas...

Atualidade

O pneumologista e coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos, o Prof. Doutor Filipe Froes, mostra-se dececionado com a postura da Organização...