Connect with us

O que procura?

Atualidade

ESTeSC estuda impactos nutricionais da COVID-19 em rede internacional

A Escola Superior Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) é um dos parceiros do projeto unCoVer. Representada pela Prof. Doutora Ana Lúcia Baltazar, terá a cargo o tratamento dos dados relacionados com hábitos alimentares e nutrição, sendo a única instituição portuguesa a atuar nesta área no âmbito do programa.

O projeto unCoVer, financiado em três milhões de euros pelo programa Horizonte 2020, vai basear-se na recolha e análise de dados relacionados com a prestação de cuidados de saúde e hábitos de vida em período de pandemia, reunindo para tal 26 parceiros europeus e norte-americanos.

Desta forma, a rede composta por instituições de ensino, agências de saúde e hospitais pretende analisar dados que se encontram dispersos e tratá-los de forma global, com o objetivo de preencher lacunas de conhecimento. O projeto visa ainda reunir informação sobre a segurança e eficácia dos tratamentos à COVID-19, bem como sobre o impacto da doença junto da população e dos sistemas de saúde.

Intervindo na área da Nutrição, a Prof. Doutora Ana Lúcia Baltazar vai trabalhar dados sociodemográficos, bem como questões relacionadas com estilos de vida, nutrição e hábitos alimentares – cujos padrões terão sido alterados no contexto da pandemia.

“A relação entre os novos hábitos alimentares, o estado nutricional e a COVID-19 revelam-se hoje como imperativos para o conhecimento e transposição do mesmo, bem como na identificação de estratégias em saúde”, afirma a docente.

Liderado pelo Institute for Tropical Medicine Antwerp, o projeto unCoVer teve início a 15 de novembro e vai prolongar-se até novembro de 2022.

Mais Lidas

Notícias relacionadas

Entrevistas

Monitorização digital à distância através de uma pulseira, esclarecimento e apoio à distância na utilização de ventiladores e partilha de formações rápidas em COVID-19....

Entrevistas

A crise pandémica que o país atravessa surtiu consequências diretas nos cuidados de saúde, uma vez que estes foram obrigados a mudar as suas...

Investigação

Leung N et al. publicaram na Nature Medicine que os aerossóis são um modo potencial de transmissão de coronavírus e que as máscaras cirúrgicas...

Atualidade

O pneumologista e coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos, o Prof. Doutor Filipe Froes, mostra-se dececionado com a postura da Organização...