Connect with us

O que procura?

Atualidade

Médicos pedem inclusão de pessoas com trissomia 21 na primeira fase de vacinação

A Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 enviou uma petição ao primeiro-ministro, Dr. António Costa, subscrita por um grupo de médicos, que pede a inclusão destes doentes na primeira fase de vacinação contra a COVID-19.

O documento foi enviado na quarta-feira, dia 16 de dezembro, por um grupo de profissionais que acompanham pessoas com trissomia 21. A petição visa a inclusão dos cidadãos com trissomia 21, com mais de 30 anos, na primeira fase da vacinação anti SARS-CoV-2.

“De acordo com o mais recente estudo internacional, a taxa de letalidade entre os sujeitos com trissomia 21 hospitalizados com idades superiores a 40 anos foi de 45%”, sustentam, alegando ainda que as pessoas com trissomia 21 têm “uma prevalência muito aumentada de défices da imunidade”.

Por outro lado, continuam, “experimentam um processo de envelhecimento precoce, expresso, não raramente, sobretudo a partir dos 35 anos de idade, por manifestações clínicas comparáveis com a doença de Alzheimer”.

“Exibem também, amiúde, comportamentos de risco, motivados pelo défice cognitivo, expressos por uma menor capacidade de adoção de medidas de proteção”, como o afastamento físico adequado do interlocutor, a utilização adequada de máscaras faciais ou a lavagem eficaz e regular das mãos, segundo a fundamentação que acompanha o pedido ao chefe do governo.

De acordo com os médicos, as situações de isolamento podem ter ainda consequências emocionais devastadoras nestas pessoas.

Os clínicos estimam que existam cerca de dois mil portugueses com trissomia 21, acima dos 40 anos.

Mais Lidas

Notícias relacionadas

Entrevistas

Monitorização digital à distância através de uma pulseira, esclarecimento e apoio à distância na utilização de ventiladores e partilha de formações rápidas em COVID-19....

Entrevistas

A crise pandémica que o país atravessa surtiu consequências diretas nos cuidados de saúde, uma vez que estes foram obrigados a mudar as suas...

Investigação

Leung N et al. publicaram na Nature Medicine que os aerossóis são um modo potencial de transmissão de coronavírus e que as máscaras cirúrgicas...

Atualidade

O pneumologista e coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos, o Prof. Doutor Filipe Froes, mostra-se dececionado com a postura da Organização...